quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Histórias que se repetem

   Em pleno século XXI onde os conceitos de liberdade e prosperidade são motivos de grandes manifestações e polêmicas; famílias morrem ao tentar atravessar as fronteiras da União Européia para chegar a um lugar seguro, onde possam sobreviver e fugir da violência, guerra civil, imposição política, religiosa e violação dos direitos humanos. 
      A nossa nação não sofre com algo parecido, mas é de cortar o coração ver as imagens de sírios, afegãos e eritreus tentando atravessar as fronteiras da União Européia; ao ver os vídeos não tem como não chorar, me lembro da época em que na Alemanha os judeus sofreram nas mãos dos nazistas, como se fossem nada eram levados de um lado para o outro colocados em furgões massacrados e mortos; hoje não está sendo diferente, você acha que está?
     O que quero dizer com isso?Bom, em um tempo em que as pessoas são tão modernas e liberais, que se dizem conscientes e racionais quanto a liberdade, o respeito mútuo e a solidariedade, como é possível assistir governos fazendo barreiras, colocando cercas de arame farpado para impedir que as pessoas se refugiem em seus países. 
      Daí você me diz, mas e a segurança desses países? Ora  se irá gastar dinheiro construindo barreiras, contratando soldados e militares, porque não se cria projetos de ajuda as pessoas que necessitam de refúgio.
    Essa é uma questão que foge da nossa alçada, mas que conseqüentemente nos deixa intrigados ao perceber que as histórias se repetem ao longo dos tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário